quarta-feira, 17 de junho de 2015

Abrir uma Franquia,como?

COMO ABRIR UMA FRANQUIA

Apos você decidir abrir uma franquia é preciso saber que um dos principais pontos a saber é, que o perfil é um dos fatores determinantes para a escolha da sua franquia. É imprescindível que você conheça o produto e serviço que o segmentou (ou marca específica) que você busca oferece e, principalmente, se aquela franquia tem o seu perfil. Alguns procedimentos devem necessariamente ser cumpridos para manter a padronização da marca em qualquer lugar do mundo.É devido à falta de perfil do franqueado com a franquia que se dão os maiores conflitos e dificuldades entre franquia e franqueado. Ex: Se você é uma pessoa que gosta de relacionamento, logo o seu perfil remete a franquias que necessitam um contato muito com o público. Uma dica é  você buscar franquias no segmento de alimentação, vestuário, beleza e saúde.
Criar uma lista de habilidades é uma boa maneira de traçar o seu perfil. Coloque no papel os tipos de franquia que você está realmente interessado (serviços de alimentação, escola de idiomas, beleza, saúde, etc.). Acrescente os seus pontos fortes e fracos e compare com as franquias que você está buscando, você será a peça essencial para fazer essa engrenagem funcionar.
Alguns ramos estão em destaque, conforme diversas pesquisas de mercado. As “empresas verdes”, de fitness, saúde e cuidados pessoais são bons exemplos. Com isso, surgem os negócios de nutrição, recreação, SPA, restaurantes de comida saudável, e muito mais. As microfranquias também estão com crescimento acelerado por serem uma ótima opção para ganhar dinheiro investindo razoavelmente pouco. 
Algumas dicas antes de decidir abrir uma franquia:
Pesquisar muito, ler bastante, conversar com varias pessoas que já possuem franquias, principalmente do mesmo ramo que você deseja abrir é claro, essa dica é essencial, pois, quanto mais você souber sobre o que são franquias, como funciona o modelo, melhor para sua tomada de decisão. Não esquecendo da parte financeira, aliás é seu futuro e suas finanças que estarão em jogo, por isso aconselhamos fazer um estudo de suas finanças antes de investir na franquia de seu interesse.

Após saber como funcionam as franquias e o segmento que deseja investir, o interessado deve estudar todos os detalhes da empresa franqueadora, taxas, royalties, os investimentos necessários, inclusive simular os resultados, capital de giro e prazo de retorno do capital investido. Essas informações valem ouro, pois, você estará sabendo em onde está pondo os pés, então mapeie o seu empreendimento.



Processos e Burocracias

Conheça a Lei de Franquias Nº 8955/94: ela dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências sobre o tema. Você pode encontrá-la no site do planalto, ou pelo link,www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm. Procure profissionais especialistas nesta área, que certamente tirarão todas as suas dúvidas.O que é Circular de Oferta de Franquia (COF): essa circular tem o intuito de esclarecer o que você irá investir, o perfil ideal do franqueado, o histórico da franqueadora, quais os formatos de montagem do negócio, dentre outras particularidades da franquia. Lembre sempre que você terá 10 dias, após o recebimento da COF para decidir o que fazer, antes de assinar, pagar ou se comprometer com a franqueadora de alguma forma.
Preciso fazer Balancetes Contábeis da Empresa? Sim, é muito importante analisar os balancetes contábeis da franquia que você deseja investir, por uma simples razão - você vai gastar o seu tempo e dinheiro com isso.
Até a próxima!


Avalie o Contrato: é impossível fechar negócio sem avaliar minuciosamente a minuta do contrato da franquia.
O investimento e despesas periódicas.
Para ganhar dinheiro você tem que gastar dinheiro!
Antes de aderir ao sistema de franquias, analise o quanto você dispõe para investir. Isso porque, os especialistas aconselham que você tenha em caixa três vezes o valor necessário para o custo inicial de abertura da franquia.
Além da taxa de franquia, você terá que pagar mensalmente a taxa de royalties e periodicamente a de publicidade.
Tenha consciência que gastos para a manutenção do negócio, como aluguel, salários e impostos devem estar incluídos no orçamento.
A persistência e a determinação são essenciais contra uma possível desmotivação durante os primeiros meses. É preciso ter consciência das projeções de lucratividade, e de que a maioria dos negócios demora de seis meses a um ano para atingir o ponto de equilíbrio – quando as despesas são equivalentes à receita.
O lucro começa a aparecer, em média, depois de um ano e meio a dois de iniciada a franquia.Para começar, é comum que as pessoas optem por franquias baratas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário