quinta-feira, 16 de julho de 2015

Porque abrir uma franquia e não uma empresa do zero?


De acordo com uma pesquisa do IBPQ (Instituto Brasileiro de Pesquisas de Qualidade), mais de 40% dos brasileiros sonha em ter um negócio próprio. Entretanto, a educação brasileira em um geral carece de recursos para preparar o cidadão brasileiro a se tornar um empresário.

Matérias relacionadas ao empreendedorismo, muito comuns já em colégio europeus, onde desde pequenos os cidadãos da Alemanha, Espanha, França e outros países do Velho Continente aprendem a “gerar empregos”, são ignoradas por aqui, até mesmo na faculdade.

Quem deseja ser um empresário e fugir do lugar comum de “conseguir um bom emprego” deve procurar cursos específicos no SENAI SEBRAE e em outras instituições de renome.


Muitos Brasileiros São Empresários Por Acaso



Uma parcela considerável da população que exerce atividade de empresa foram colocadas nessa situação por acaso. Ou porque herdou uma loja do pai, ou porque um tio muito próximo tinha uma padaria... 

Somando-se isso ao despreparo de alguns empresários, temos a assustadora estatística de que 45% das novas empresas “morrem” antes de completar dois anos de atividade – ou seja, antes que o empresário consiga ter algum lucro real com o empreendimento.


E Porque Ter Uma Franquia É Melhor?


Pelo outro lado, as franquias tem uma taxa de mortalidade muito menor – menos de 5%. Mas porque o sistema de franquias se mostra uma opção mais segura no cenário brasileiro?

No franchising, o empresário já conta com o suporte constante do proprietário da franquia, que testou com sucesso a fórmula de negócio repassada ao franqueado, reduzindo os riscos da abertura do negócio.

O franqueador já possui uma planilha de custos pré-fixada, que é apresentada ao futuro franqueado, com valores de obras, maquinário, reformas, taxas, etc, o que facilita muito a vida do franqueado na hora de planejar os gastos.

Além disso, não é qualquer um que entra em uma franquia. Grandes franquias como Cacau Show, Rei do Mate e Subway, realizam entrevistas prévias com o candidato e fazem uma análise completa do perfil dele – incluindo o perfil financeiro, ou seja, se a pessoa possui reais condições de arcar com um negócio.

A Cacau Show, por exemplo,ja falei em um artigo como abrir uma franquia Cacau Show é tão rigorosa com isso, que não permite o acesso à franquia de pessoas que obtiveram os R$300.00,00 iniciais provenientes de dívidas, outras já exigem que o futuro franqueado possua pelo menos o dobro do investimento necessário para abrir a franquia – a fim de suprir qualquer urgência ou necessidade.

Logo, se você foi selecionado para alguma franquia, pode ter certeza que você é capaz de administrá-la. O franqueado é quem faz o sucesso da marca, por isso é fundamental que as franquias façam uma seleção bem rigorosa quanto a isso – a marca, em si, depende disso!


Agora vamos falar das Vantagens Da Franquia Em Relação À Começar Uma Empresa Do Zero


As vantagens são inúmeras, mas vamos listar as que mais saltam aos olhos:

1 – Gasto ínfimo com publicidade: você estará abrindo uma loja de uma marca que já é reconhecida pela população, logo, é só abrir e esperar os clientes entrarem!

2 – Fórmula de sucesso: o dono da marca já provou que seu método de empreender é vencedor, caso contrário, não a transformaria numa franquia, correto? E você terá acesso completo a esse método!

3 – Suporte constante: não é interessante para a marca que uma loja feche, ou que seja mal administrada, por isso, o proprietário estará em constante contato com você, buscando sanar suas dúvidas e melhorar o seu negócio.

Essas são as primeiras vantagens que conseguimos observar ao optar por uma franquia. Há outras, como a análise de público e de ponto, que são muito importante para o sucesso do negócio.


Lembre-se sempre que ao obter uma franquia você faz parte da marca e é diretamente responsável pela boa prospecção da mesma, tendo um suporte contínuo para isso. 

Somando todos esses aspectos, temos que abrir uma franquia é uma maneira de empreender muito mais segura e lucrativa do que começar uma marca do zero. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário